Divórcio Online- Saiba como funciona

Você sabia que pode fazer o seu divórcio pela internet?

O isolamento social determinado para conter a pandemia do Covid-19 (coronavírus)  trouxe grandes mudanças no dia a dia das pessoas e o reflexo  de tudo isso tem repercutido no convívio familiar, que sem dúvidas foi  diretamente afetado.

No Brasil, houve um número considerável nos pedidos de divórcio com o inicio da quarentena. O aumento da  convivência familiar forçada desencadeou maiores conflitos que na verdade já existiam, como divergências, discussões, incompatibilidades,  entre outros e, com isso, muitos casais optaram por terminar a relação.

Mas a dúvida é, como fazer o Divórcio em plena pandemia? O Poder Judiciário está funcionando?  E o cartório?

Antes de mais nada, é importante saber que essas perguntas podem ser respondidas e questionadas por um advogado familiarista. Então, vou te mostrar neste artigo os caminhos para fazer o divórcio mas não esqueça que um profissional da área deve ser consultado para lhe orientar da melhor forma possivel, principalmente neste momento tão delicado.

DIVÓRCIO JUDICIAL ONLINE

O Divórcio Online surgiu como uma opção para casais poderem se separar de forma mais rápida e menos burocrática e pode se dar entrada no Divórcio Online pela internet. No entanto, ele só é possivel em casos de divórcio extrajudiciais, isso porque os divórcios judiciais necessita  a presença de um Juiz de Direito e do Ministério Público.

As regras de um divórcio online são as mesmas do divórcio extrajudicial, o casal não pode ter filhos menores e precisam estar de acordo com todos os termos do divórcio, incluindo a partilha de bens, se houver.

Como você não precisa comparecer ao cartório para dar entrada no processo de divórcio, ele tem por finalidade ser mais rápido mas como falei, É NECESSÁRIO TER UM ADVOGADO para fazer este processo, mesmo que seja online pois é ele quem vai fazer o pedido, montar o seu processo e encaminhar ao cartório para depois, na data prevista ir com o casal para a assinatura da escritura publica.

Nos casos de divórcio online,  o prazo  é o tempo que o tabelionato de notas leva  para analisar os documentos  e conferir a manifestação  das partes interessadas.

Desse modo, o prazo não é muito diferente do divórcio extrajudicial presencial. Porém, este tempo ainda é muito menor que o  divórcio  judicial, uma vez que o cartório têm menos ações do que um tribunal de justiça.

Saiba quais são as vantagens de dar entrada no divórcio online:

Facilidade: as partes interessadas  só precisarão comparecer no tabelionato no dia da assinatura do divórcio;

Economia: as taxas processuais do divórcio online são menores; e os honorários do advogado também;

Agilidade: desde que o envio dos documentos requisitados seja rápido, em poucos dias as partes poderão agendar a assinatura;

Agradável: a entrada do divórcio pela internet torna-se mais agradável, uma vez  que, evita tantos encontros que causam estresses, constrangimentos,  brigas e desgaste emocional.

Deixe um comentário